sábado, 3 de agosto de 2013

Entremeada, salada de tomate e pimentos, com feijão preto

Hoje vou deixar-vos 2 receitas para fazer neste fim-de-semana. Com o sol e as idas à praia, apetece fazer as comidas de verão, apetece comê-las, apetece ir passear, ir comer gelados, dormir na rede...
Sabe mesmo a verão!

Ingredientes para 4 pessoas:

12 fatias de entremeada fininhas
500 g feijão preto seco
4 tomates
1 pimento vermelho
1 pimento verde
2 cebola
1/2 chouriço caseiro
3 dentes de alho
1 limão grande
1 dl de vinho tinto
1 dl de vinho branco
azeite q.b.
vinagre q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.

Modo de preparação:
Tempere a entremeada (em tiras finas e depois partidas em 3 pedaços cada) com sal, pimenta, o vinho tinto, 2 dentes de alho finamente picados e um fio de azeite. Deixe ficar assim pelo menos por 2 horas no frigorífico. Coloque o feijão de molho em água fria também por 2 horas. Estas duas operações pode fazê-las no dia anterior se preferir.
Coza o feijão na panela de pressão com sal, 1 cebola e o chouriço caseiro.
Enquanto isso prepare a salada: grelhe os pimentos numa placa bem quente, virando em todos os lados até que fiquem com a pele preta. Retire e feche-os num saco de plástico por uns minutos. Depois lave-os em água fria, retirando toda a pele e sementes. Parta em tiras finas e depois em cubos. Retire as grainhas aos tomates e parta-os também em cubos. Polvilhe com coentros (ou salsa no caso do B e da C... :p), tempere com sal, azeite e vinagre. Reserve.
Faça um refogado com 1 cebola picada, 1 dente de alho e azeite. Junte um tomate maduro em pedaços e deixe estufar por 5 minutos. Regue com o vinho branco, junte o feijão, o chouriço em pedaços e um pouco da água da sua cozedura. Deixe ferver por 5 minutos. Rectifique os temperos.
Grelhe numa placa bem quente as entremeadas, virando de ambos os lados até que esteja bem douradinha.
Sirva a entremeada com a salada de tomate e pimentos, o feijão preto e acompanhe com arroz branco.

Bom apetite!!

Sem comentários:

Enviar um comentário