sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Fígado de Vitela

Sei que só pelo nome, muitos não vão sequer continuar a ver a receita. Mas continuo a acreditar que para a grande maioria é só o mito do nome...porque se provassem iriam adorar!..
Com batatas cozidas, daquelas mesmo nossas, com aquela salada bem temperada... Nem o pão resiste e insiste em ser mergulhado naquele delicioso molho...

Ingredientes para 4 pessoas:

600g de fígado de vitela
600g de batatas brancas
200 ml de vinho tinto
2 folhas de louro
4 dentes de alho
1 colher de sopa de manteiga sem sal Primor
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.
salsa ou coentros a gosto
salada de alface, rúcula e agrião

De véspera parta os bifes em pequenos escalopes, coloque-os numa taça, tempere com sal, pimenta, as folhas de louro partidas em pedaços, os dentes de alho esmagados e o vinho branco. Tape e coloque no frigorífico.
No dia, descasque as batatas, corte em rodelas no sentido do comprimento e coloque-as a cozer só depois da água estar a ferver. Junte uma pitada de sal e deixe cozer. Atenção que, como estão em rodelas, vão cozer muito depressa!
Numa frigideira coloque azeite de modo a cobrir o fundo, junte a manteiga e deixe aquecer em lume médio até que a manteiga derreta. Adicione os escalopes. Passados 2 minutos vire-os, junte a marinada que ficou na taça e deixe que o álcool evapore. Se for necessário abra um dos escalopes para confirmar se estão bem passados, porque não convém que tenham sangue.
Sirva as batatas com os escalopes, regue com o molho, polvilhe com as ervas aromáticas picadas e acompanhe com uma salada de alface, rúcula e agrião.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário