Tarte de Figos e Presunto

Este ano, ou me apetecem mais figos, ou eles estão mesmo mais saborosos...
Estes são do Algarve, bem pequeninos, super super doces e juntamente com massa folhada, queijo mascarpone e presunto fizeram uma delicia de uma tarde! Mas não, não é sobremesa, se bem que poderia ser, sem qualquer problema, mas acho que fica melhor como prato salgado.
Nada como experimentar, certo?

Ingredientes para 1 tarte:

1 embalagem de massa folhada
2 colheres de sopa de queijo mascarpone
6 fatias de presunto, aproximadamente
6 figos, aproximadamente
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 ovo
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.

Modo de Preparação:
Abra a massa folhada e corte-a em forma de quadrado. Coloque-a em cima de papel vegetal (pode aproveitar o que a massa trás) e depois num tabuleiro para ir ao forno. Faça com uma faca um golpe a toda a volta com um centímetro de largura, como se fosse uma moldura. Dessa marca para o centro espalhe o queijo com a ajuda das costas de uma colher. Por cima do queijo, faça filas intercaladas com os figos em fatias grossas e as fatias de presunto.
Numa taça coloque o açúcar e junte azeite em fio, mexendo sempre, até que se forme uma pasta suficientemente liquida para deitar por cima dos figos. Tempere todo o recheio com sal e pimenta moída na altura, pincele a "moldura" que ficou a gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180º, por 10 minutos ou até que os figos comecem a ficar douradinhos.
Retire, deixe arrefecer um pouco e sirva como entrada, ou como refeição ligeira acompanhada de uma salada.