terça-feira, 22 de outubro de 2013

Trouxas de novilho com cogumelos



Podia fazer esta receita, estufando apenas a carne e servir com a couve cozida ao lado, mas como os olhos também comem, há que variar na apresentação de vez em quando.
Além de que para as crianças (ou mesmo adultos) mais persistentes às verduras, acham piada e acabam por comer...

Ingredientes para 4 pessoas:

8 folhas grandes de couve lombarda
500g de novilho
150g de cogumelos Portobelo frescos
1 cebola grande
2 cenouras grandes
2 dentes de alho
1/2 molho de salsa
1 dl de vinho branco
0,5 dl de vinho tinto
1 colher de chá de mostarda
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.

Modo de preparação:
Num tacho, cubra o fundo com azeite e junte a cebola e os alhos picados. Assim que começar a alourar junte a cenoura em rodelas e deixe por 2 minutos em lume médio.
Adicione a carne em pedaços, tempere com sal, pimenta e junte o molho da salsa. Quando começar a ferver, reduza o lume para baixo e deixe por 30 minutos. Regue com o vinho branco, vire a carne e deixe que termine de estufar (mais 30 minutos, aproximadamente, mas poderá ser mais ou menos dependendo da qualidade da carne).
Escalde as folhas de couve em água a ferver por 2 minutos, escorra  e sobreponha-as duas a duas.
Quando a carne estiver pronta, retire os pedaços para um tábua, deixando todo o molho no tacho e parta a carne em pedaços pequenos, sem desfiar.
Numa frigideira coloque um fio de azeite e quando estiver quente, junte os cogumelos em pedaços. Vá mexendo para que libertem grande parte da humidade. Regue com o vinho tinto, deixe ferver e desligue o lume.
Sobre 2 folhas de couve coloque um pouco de carne e de cogumelos, enrole bem e feche as trouxas com 2 palitos. Repita a operação para as restantes folhas.
Coloque as trouxas no tacho onde cozinhou a carne, sobre o molho que ficou, junte 2 dl de água, rectifique os temperos, tape e deixe cozinhar por uns 20 minutos ou até que a couve esteja tenra.
Sirva com arroz e uma salada.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário