terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Perna de peru assada com Laranja

 

Esta receita, tal como muitas outras que vos trago, faz parte da minha rotina culinária. Aqui em casa, faço-a muitas vezes porque é fácil, porque posso programar o forno e quando chego a casa, já está adiantado, porque é económico, porque é saudável e porque é muito bom! Todos gostam!
A laranja fica presente no prato, mas não em demasia. Ajuda a que a carne fique ainda mais tenra e suculenta. E mesmo o J que não gosta de laranja, gosta deste prato.
Além disso, pode ser uma prato simples do dia-a-dia ou até uma prato mais requintado quando há visitas. A forma de corte e apresentação na travessa altera tudo.
Hoje deixo-vos a versão do dia-a-dia, servida com esparguete. Simples!
Experimentem!

Ingredientes para 4-6 pessoas

1 perna de peru (com coxa)
2 cebolas
4 dentes de alho
2 laranjas
200ml de vinho branco
1 folha de louro
azeite (aprox. 100ml)
sal q.b.
pimenta q.b.

Modo de preparação:
No tabuleiro que vai ao forno, coloque a perna de peru com a pele e por cima as cebolas em meias luas e os alhos laminados.
Numa taça misture o azeite com 1 colher de chá de sal, pimenta a gosto, a folha de louro em pedacinhos, o vinho e o sumo das laranjas. Emulsione bem e deite por cima da carne. Tape com película e deixe no frigorífico de um dia para o outro. Pode colocar directamente no forno sem deixar a marinar, mas assim fica mais saboroso.
No dia, retire a película, coloque as cebolas e alhos à volta da carne e leve ao forno a 160º por 2h. Se for necessário, pode tapar com folha de alumínio para que não queime, mas com esta temperatura isso não deverá acontecer, e a pele ficará douradinha.
Mesmo que não goste da pele, não a retire antes de assar, porque ajuda a que a carne fique mais tenra.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário