quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Pescada Gratinada



Existem tantas maneiras de cozinhar peixe. Tenho tantas e tantas receitas por experimentar e não consigo perceber porque é que volto quase sempre a fazer as mesmas. Se não gostasse, até entendia, mas prefiro o peixe à carne... Enfim, tenho de resolver este mistério na minha cabeça. :)
Aqui em casa temos sempre peixe congelado, não que não se possa ir comprar fresco, mas alguns peixes acredito que são bem melhores congelados do que frescos. São apanhados em alto mar e imediatamente congelados o que conserva todo o sabor do peixe. Além disso, é muito prático.
Nesta receita gosto de deixar o pão assim "torradinho", porque depois envolvido com o molho que se forma no forno, fica muito bom!

Ingredientes para 2 pessoas

4 postas de pescada
1 cebola grande
2 cenouras
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de maionese
12 mão cheia de broa de centeio
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.

Modo de preparação:
Se o peixe for congelado, coloque-o de molho em água fria, sal, rodelas de limão e uma folha de louro, até descongelar.
Faça um refogado leve com azeite, a cebola em rodelas fininhas e os dentes de alho laminados, até que a cebola fique ligeiramente dourada. Junte depois as cenouras finamente raladas e tempere com sal e pimenta.
Coloque as postas de peixe (bem escorridas) num tabuleiro próprio para ir ao forno, por cima deite todo o preparado de cebola e cenoura, espalhe a maionese e por fim a broa previamente triturada.
Leve ao forno a 180º por 20 minutos, aproximadamente. Pode ser necessário tapar antes de terminar para o pão não queimar.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário