terça-feira, 25 de março de 2014

A minha Lasanha


A história da lasanha, segue a mesmo caminho da bolonhesa ou outras receitas carregadas de molho, que eu dispenso. Esta é uma outra maneira de fazer a carne picada, a maneira para quem tem mais tempo. A preparação é igualmente simples, mas o tempo que a vamos deixar ao lume é que altera, e é aqui que reside toda a diferença. O preparado fica cremoso e com a presença forte de todos os restantes ingredientes.
Gosto de as preparar em pequenos recipientes e depois de saírem do forno, viro para o prato de servir e a apresentação muda completamente.
Sim, os olhos também comem...

Ingredientes para 1 kg de carne picada

2 cebolas
4 dentes de alho
4 tomates grandes bem maduros
1 limão
2 cenouras
1 folha de louro
2dl de vinho tinto
1 molho de salsa
1 fatia de queijo parmesão
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.
folhas frescas de lasanha q.b.

Ingredientes para o molho branco:
60g de manteiga
80g de farinha
500ml de leite
sal q.b.
pimenta q.b.
nos-moscada q.b.

Modo de preparação:
Para a carne, cubra o fundo do tacho com azeite, junte a cebola e os alhos picados. Deixe refogar um pouco até que a cebola comece a alourar. Adicione os tomates sem pele e em pedaços, as cenouras raladas e a folha de louro.
Quando o tomate tiver amolecido, junte a carne mexendo muito bem, até que esteja toda solta e quando esta perder a cor rosada, tempere com sal e pimenta, regue com vinho tinto, tape e deixe em lume baixo por umas 2 horas, mexendo de vez em quando.
No final, adicione a salsa bem picada, o sumo e a raspa do limão.
Prepare o molho branco: derreta a manteiga num tacho, junte a farinha e mexa até que esta cozinha muito ligeiramente. Adicione um pouco de leite, mexa e repita a operação adicionando pequenas quantidades de leite para que não se criem grumos. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto.
Num tabuleiro de ir ao forno, unte o fundo com um fio de azeite, coloque placas de lasanha (a quantidade varia consoante o tamanho do tabuleiro), por cima deite um pedaço do preparado de carne, depois uma pequena concha de molho e por fim polvilhe com o queijo. Repita a operação até esgotar todos os ingredientes, sendo que as duas últimas camadas deverão ser de massa e molho.
Leve ao forno pré-aquecido a 190º, por 15 minutos, aproximadamente ou até que esteja douradinha.
Retire, vire o tabuleiro sobre o prato de servir e polvilhe com queijo ralado e um fio de azeite.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário