Doce de Melão


Doces e compotas fazem-me lembrar o inverno. Aqueles dias de chuva, filme na tv ao domingo à tarde, manta no sofá, scones... Para já ainda não tenho saudades nenhumas desse tempo, este calorzinho sabe mesmo bem! Mas muitas das compotas têm de ser feitas no verão, visto a fruta ser dessa altura.
E esta é uma delas... Melão...
Normalmente não acerto na escolha do melão, nisso não saio à minha mãe, e este doce foi feito com melão escolhido por ela...

Ingredientes para 2 frascos médios de doce:

2kg de melão limpo de casca e pevides
0,5kg de açúcar
1 limão
1 pau de canela

Modo de preparação:
Deite o melão no tacho que o vai levar ao lume, deite o açúcar por cima e deixe assim por 2 horas, mexendo de vez em quando até que o açúcar se dissolva todo.
Adicione a casca e o sumo do limão, o pau de canela e leve ao lume médio-baixo por 3h aproximadamente, mexendo frequentemente, até que atinja o ponto de estrada. Saberá quando está pronto, quando colocar um pouco do doce num prato e ao passar com o dedo formar-se-á uma "estrada".
Coloque o doce em frascos herméticos esterilizados, bem secos, tape com uma rodela de papel vegetal, pressione levemente para sair algum ar que possa ter, feche e volte-os para baixo para que crie vácuo. Deixe assim durante a noite até que arrefeça completamente.

Sirva com pratos doces, salgados ou apenas coma à colherada tal como apanhei a M na cozinha... :):):)