Lombinhos de Porco com Gambas

Vá-se lá saber porquê, mas no outro dia dei comigo a pensar num restaurante em Caneças, ao qual fui várias vezes com os meus pais e restante família, há muitos, muitos anos... E quando lá íamos eu comia sempre o mesmo, porque simplesmente adorava. Não sei porque me lembrei disto, mas o que é certo é que me apeteceu voltar a comer os lombinhos de porco com gambas!.. Ainda por cima no dia anterior tinha temperado 2 lombinhos.. Lá fui eu para a cozinha...

Ingredientes para 4 pessoas:
2 lombinhos de porco
0,5 kg de gambas
3 dentes de alho
1 limão
1 colher de sopa de vinagre
1 dl de vinho tinto
1 colher de sopa de mostarda dijon
1 colher de sopa de manteiga sem sal
coentros q.b.
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.

Modo de preparação:
Limpe os lombinhos de possíveis gorduras, corte-os em rodelas e tempere com sal, pimenta, vinho tinto e os dentes de alho esmagados. Esta operação pode fazê-la no dia anterior para que a carne fique mais saborosa.
Numa frigideira larga coloque uma boa quantidade de azeite, a manteiga e os dentes de alho, deixe aquecer e junte os lombinhos e a mostarda. Deixe em lume médio durante 3 minutos e depois vire-os. Neste momento junte as gambas inteiras, o vinagre, os coentros picados e regue com o sumo do limão. Aumente o lume e deixe tapado por 2 minutos. Retire todos os pedaços de carne, coloque o lume no máximo, deixe que as gambas fiquem douradinhos e que o molho reduza ligeiramente. Retire do lume.
Junte novamente a carne, incorporando tudo muito bem e sirva de imediato, acompanhado de arroz branco e salada.