Alheira à Brás

Mais um dia que foi uma correria, que acaba com aquela sensação de que ficou tanto por fazer...
Assim não há tanta dedicação à cozinha e acabamos por fazer uma refeição rápida com o que haja no frigorífico e na despensa. Mas por é que são estas comidas que nos sabem sempre melhor??...

Ingredientes para 4 pessoas:

2 alheiras
1 cebola grande
2 dentes de alho
150g de batata palha
4 colheres de sopa bem cheias de salsa picada
4 ovos
azeite q.b.
pimenta q.b.
azeitonas q.b.

Modo de preparação:
Pique a cebola e os dentes de alho e coloque-os a refogar numa frigideira com azeite e deixe alourar ligeiramente.
Entretanto retire a pele às alheiras e corte-as em pequenos pedaços. Junte ao refogado e mexa frequentemente para que se desfaçam todos os pedaços de alheira e cozinhem de forma mais uniforme. Tempere com pimenta a gosto (provavelmente não será necessário juntar sal por causa das batatas) e junte as batatas* envolvendo bem todos os ingredientes.
Abra os ovos para uma taça e mexa-os com um garfo. Junte metade dos ovos ao preparado de alheira, mexa e quando os ovos estiverem quase cozinhados, junte a outra metade, mexendo sempre. A mistura deverá ficar ligeiramente cremosa.
Adicione a salsa picada, decore com azeitonas e sirva de imediato.

* Se tiver um pouco mais de tempo, pode ralar as batatas, passá-las muito bem por água, secar e colocá-las num tabuleiro espalhando-as muito bem. Leve ao forno temperadas com sal, pimenta e um fio de azeite e deixe assar. ficam quase como fritas, mas muito mais saudáveis.

Bom apetite!