Aquele Pão de Leite....

Levei muitos meses, muitos mesmo a tentar achar a fórmula perfeita para o pão de leite... Uns ficavam fofos, mas no dia seguinte pareciam uma rocha, outros não cresciam, outros eram muito doces... enfim, tantas mas tantas experiências até que desisti e comprava feito! E quando fui a Nice vi uns livros de receitas e num deles havia uma fotografia, daquelas que dá mesmo vontade de comer, mesmo que seja só em papel, sabem? Então lá resolvi voltar a tentar e a primeira, a segunda, a terceira, a 50ª tentativa sairam perfeitas!! Não há margem de erro, é a receita perfeita, extra fofo, sabe àquele que se compra na confeitaria! :)
A razão desta perfeição deve-se a um método asiático que prolonga a preservação e aumenta a suavidade do pão. Quanto a  mais detalhes não sei, mas só sei que raramente chega ao dia seguinte... :)

É feito em duas partes, primeiro prepara-se uma massa que tem por nome "gelatinizada" (o tal método asiático que referi) e após umas horas de repouso no frigorífico, dá-se inicio à restante preparação.

Ingredientes:

- Massa Gelatinizada:
75g de farinha T55
60g de água a ferver

- Pão:
360g de farinha T55
50g de açúcar
1 colher de chá de sal
15g de fermento de padeiro fresco (ou 5g de fermento de padeiro seco)
2 gemas de ovo
180g de leite
45g de manteiga

(a receita original inclui 15g de leite em pó, que eu omiti nas minhas ultimas preparações, sem ter notado qualquer diferença..)

Modo de preparação da massa gelatinizada:
Numa taça misture a farinha com a água (de preferência de nascente), forme uma bola, enrole em película aderente e coloque no frigorífico por 12h no mínimo (não deve deixar mais de 48h)

Modo de preparação do pão:
No dia em que quiser preparar o pão, dilua o fermento em 1 colher de sopa de leite morno.
Coloque na cuba da máquina os ingredientes pela seguinte ordem: leite, fermento diluido, gemas, açúcar, farinha e o sal. Escolha o programa para preparação de massas lêvedas e inicie. Ao fim de 2-3 minutos junte a massa gelatinizada. Assim que a mistura formar uma bola, introduza a manteiga amolecida. Quando o programa terminar deixe levedar dentro da máquina por mais 1h30m (ou até que dobre o volume).
Retire e coloque a massa na bancada, amasse ligeiramente para retirar o ar, divida-a em partes iguais (neste caso fiz 4) e proceda com cada uma dessas partes da seguinte forma:
Fonte: Alter Gusto

Coloque os rolinhos numa forma de bolo inglês forrada com papel vegetal, enrole num pano limpo e seco e deixe levedar por mais 1 hora em local quente (ou dentro do forno a 50º). Pincele o topo com leite (ou gema de ovo para ficar mais brilhante, se preferir) e leve ao forno a 180º, por 30 minutos, com um recipiente com água no fundo do forno de modo a que crie vapor. Verifique se o pão está cozido ao introduzir um palito e este sair limpo.

Pode parecer que a preparação é complicada, mas não é, apenas expliquei detalhadamente para que nada falhe. Depois de experimentar vai ver que é muito fácil, não suja loiça e é DE-LI-CI-O-SO!!!!!
Pode optar por outras formas e dividir a massa em mais partes, sem problema, apenas tem de confirmar se o pão está cozido antes de o retirar do forno.

Agora é só colocar a compota, ou manteiga, ou queijo, ou fiambre, ou marmelada, ou até comer sem mais nada! Se conseguir que chegue ao dia seguinte ou até mais, pode ver que se mantém fofo!

Vá lá, experimentem e depois digam-me se não é realmente fácil e delicioso!
Fico à espera...


P.S: Para quem não tem máquina de fazer pão, pode fazer à mão, usando os mesmo procedimentos e tempos indicados, sendo que em média deverá amassar por 15 minutos. Tenha em consideração que para saber se a massa está no ponto certo, retire um pedaço, estique e se se formar uma membrana fina e transparente, está óptimo. Se quebrar facilmente ou estiver opaca, terá de amassar mais um pouco.