Bolo de Domingo de Chuva



Porquê de Domingo de Chuva? Porque é daqueles bolos que, apesar de não dar muito trabalho, demora um pouco. Porquê? Porque tenho de usar o forno em duas vezes, porque só tenho um forno, porque a cozinha fica mais quente e porque se estivesse sol e calor eu estaria certamente na praia!! :):)
E com esta maravilhosa delicia, termina a semana do chocolate! Podiam ter sido outras 1001 receitas, mas certamente que haverá mais semanas assim...

Ingredientes:

- Suspiro:
8 claras de ovos XL
400g de açúcar
60g de cacau em pó

- Bolo de chocolate:
200g de açúcar + 30g de açúcar
150g de manteiga sem sal
4 ovos
200g de chocolate culinária
100ml de natas
180g de farinha
50g de Maizena
1 colher de chá de fermento em pó
1 cholher de café de bicabornato de sódio
50g de pepitas de chocolate (ou chocolate culinário partido em pedaços grosseiros)
125g de amoras frescas

- Doce de ovos:
8 gemas
8 colheres de sopa de água
6 colheres de sopa de açúcar

- Ganache de Chocolate
100g de chocolate culinário
100ml de natas

Modo de preparação:
Começe por preparar o supiro. Bata as claras na batedeira na velocidade máxima e quando começarem a ficar em espuma introduza o açúcar e o cacau (reduza quando introduzir o cacau para que não voe todo..). Deixe que fiquem bem firmes. Em duas folhas de papel vegetal, desenhe um circulo do tamanho da forma que vai utilizar para o bolo, e unte com óleo. Coloque as claras por cima de cada um deles, espalhe seguindo a forma que desenhou e leve ao forno a 140º por 1h, aproximadamente. Deve ficar firme por fora e ainda um pouco húmido no interior.

Prepare o doce de ovos: coloque ao lume a água com o açúcar até começar a ferver. Deite um pouco desta calda nas gemas, mexa bem e deite as gemas na calda, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, passe para uma taça de vidro e deixe arrefecer no frigorífico.

Para o ganache, derreta o chocolate e as natas em banho-maria, mexendo bem (pode derreter no microondas, se preferir). Reseve.

Para o bolo, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione as gemas e continue a bater. Junte o chocolate com as natas, previamente derretidos no microondas as pepitas, incorporando tudo muito bem e depois acrescente as pepitas.
Retire da batedeira e bata as claras em castelo com as 30g de açúcar.
Com a ajuda de uma colher de pau adicione à massa de chocolate as farinhas, o fermento e o bicabornato de sódio, intercalando com as claras em castelo.
Deite esta massa em duas formas iguais (ou numa só, mas depois terá de abrir o bolo ao meio) forradas com papel vegetal e leve ao forno a 180º por 30 minutos. Confirme sempre com a ajuda de um palito se o bolo está cozido.
Para a montagem do bolo, coloque no prato de servir pela seguinte ordem: bolo, doce de ovos, suspiro, bolo, ganache, suspiro. Termine com raspas de chocolate e amoras frescas!

Ainda bem que está a chover lá fora!....
Bom apetite!