O "chocolate" Português


                         
Estas ultimas receitas com chocolate têm causado algum "sofrimento" à minha amiga D. Eu sei que é por um óptimo motivo, mas entendo perfeitamente que quando não podemos comer algo é quando mais nos apetece. E isso por vezes torna-se um martirio! Eu sei D, eu sei...
Então, e talvez por ter estado recentemente no Algarve, lembrei-me de fazer uma sobremesa, que é uma óptima alternativa ao chocolate sendo muitos nem notam que não o inclui!
Bolo de Alfarroba!... Com amêndoa!... E com recheio!...
Vamos lá para a cozinha??!

Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga sem sal
200g de açúcar amarelo
6 ovos
100g de amêndoa ralada
2 colheres de sopa de mel
3 colheres de sopa de farinha de alfarroba
1 colher de sopa de farinha de trigo
Meia receita do Recheio de Limão

Modo de preparação:
Coloque na batedeira a manteiga com o açúcar e bata até se formar um creme.
Adicione os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição e no final junte a amêndoa e o mel. Pare a batedeira e à mão, com a ajuda de uma colher de pau, introduza suavemente as farinhas de modo a que fique tudo bem incorporado.
Deite esta massa em duas formas redondas iguais, previamente forradas com papel vegetal (ou então untar com manteiga e polvihar com farinha) e leve ao forno pré-aquecido a 180º, por 20 minutos, aproximadamente.
Não deite a massa toda na mesma forma, com a tentação de depois abrir o bolo ao meio para rechear, acreditem que assim faz toda a diferença!
Assim que o bolo estiver cozido (a massa deve ficar firme e húmida), retire do forno e deixe arrefecer completamente dentro da forma.
Coloque uma das partes no prato de servir, barre com o Recheio de Limão e coloque a outra parte da massa por cima.
Sirva e veja quem descobre que não é chocolate......

P.S: Se não quiser rechear, pode servir sem sobrepor as 2 partes, ficando assim com 2 tartes!

Bom apetite!