O clássico... Salame de chocolate...

Se viram no facebook, esta semana vai ser inteiramente dedicada ao grande pecado... O CHOCOLATE!
É claro que haveriam muitas mais receitas a colocar mas garanto-vos que foi difícil escolher.
Hoje vamos começar por algo bem simples, aquele clássico que nunca falha. É óptimo para ter sempre algo doce para uma visita surpresa ou para quando nos apetece chocolate e lá está ele no congelador à nossa espera.
Nas nossas férias deste verão provei um salame com amêndoas, que adorei e desde então já faz parte da minha receita. Aliás, a receita da minha mãe que nunca falha!
Pode colocar tudo numa taça, deixando apenas as claras para o fim, mas como eu não gosto de trincar o açúcar, sigo as etapas que vos indico a seguir.

Ingredientes para 1 salame grande:

300g de açúcar amarelo
4 ovos
125g de manteiga sem sal
450g de bolacha maria
50g de amêndoa laminada
200g de chocolate em pó de boa qualidade (eu uso Pantagruel)

Modo de preparação:
Derreter a manteiga no microondas e juntar o açúcar, mexer muito bem (à mão, com uma colher de pau) para que o açúcar se comece a desfazer. Junte as 4 gemas e continue a mexer.
Parta as bolachas grosseiramente (elas vão acabar por ficar bem mais picadas com o mexer) e junte-as ao preparado bem como o chocolate e as amêndoas. Misture muito bem de modo a que fique tudo bem incorporado.
Bata 3 claras em castelo bem firme e junte-as delicadamente à mistura de chocolate.
Numa folha de alumínio coloque o preparado e enrole para que tome uma forma redonda com o comprimento que desejar. Pode também fazer 2 salames mais pequenos, se preferir.
Coloque no congelador pelo menos durante 1 noite.
Retire-o do congelador 5 minutos antes de servir e corte em fatias.

Espero que gostem!