Panna Cotta de Chocolate


             
Do Italiano:
Panna = Nata
Cotta = Cozida

Pode parecer demasiado para os menos apreciadores das natas ou até fantástico para os mais rendidos, mas na realidade, é uma das sobremesas mais simples mas muito saborosa, apesar de ser feita na sua maioria com natas.
Existem muitas variações, sendo a minha favorita uma outra que qualquer dia vos dou. Mas hoje, e porque é a semana do chocolate fica a Panna Cotta de chocolate.
A sua preparação é muito simples e rápida, mas não menos fantástica.
Com tantas receitas que existem, foi-me difícil conseguir encontrar o equilíbrio perfeito para a sua consistência, mas acho que consegui... Pelo menos gosto assim...

Ingredientes para 6 pessoas:

3 folhas de gelatina
500ml de natas
300g de açúcar
1 vagem de baunilha
100g de cacau em pó
250ml de leite
6 bolachas com sabor a laranja
framboesas q.b.

Modo de Preparação:
Coloque as folhas de gelatina em água fria para que amoleçam.
Abra a vagem de baunilha ao meio no sentido do comprimento e com a ponta da faca retire todas as sementes. Coloque-as num tacho juntamente com as natas, o açúcar e o cacau. Leve ao lume mexendo sempre até ferver. Adicione a gelatina já hidratada, mexa para se dissolva completamente, retire o tacho do lume e coe a mistura para uma taça. Junte o leite, mexa e deite em taças pequenas, levemente untadas com óleo. Coloque no frigorífico pelo menos por 4h. Pode fazer com antecedência e deixar no frigorífico durante a noite.
Na altura de servir, coloque as taças uns segundos dentro de água quente, descole os lados com a ajuda de uma espátula ou faca fina e vire para um prato.
Triture as bolachas e sirva a Panna Cotta decorada com as framboesas e a bolacha triturada.

Atenção que a quantidade de açúcar indicada é para o uso de cacau. Se usar chocolate em pó terá de reduzir o açúcar (pelo menos em 50g), caso contrário ficará demasiado doce!