Doce Especial de Pêra




Hoje deixo-vos mais um doce de fruta. O aroma que fica por toda a casa é absolutamente fantástico...
As pêras são Rocha do Oeste, as laranjas do Algarve, os limões de Viana do Castelo, o vinho do Douro...
Porque é especial? Porque sim! Porque o cardamomo dá-lhe um sabor bem especial, bem como a conjugação de todos os restantes ingredientes.
Se não tiverem as sementes de cardamomo em casa, comprem! Não omitam esta parte na receita, porque a diferença de aroma vale mesmo a pena. Além de que podem depois juntá-las a outras receitas de bolos, ou até mesmo carne ou peixe.

Ingredientes para 2 frascos grandes:

1,5kg de pêras-rocha (já descascada e descaroçada)
500g de açúcar amarelo
10 sementes cardamomo
1 laranja grande + metade de outra
1 limao
1 pau canela
1 cálice vinho porto

Modo de preparação:
Depois de descascar as pêras, corte-as ao meio e retire o caroço. Coloque-as todas em metades num tacho largo, deite o açúcar por cima, o sumo e a raspa bem fina da laranja, a casca do limão, a canela, o vinho do porto e as sementes de cardamomo.
Leve ao lume médio. Quando começar a ferver, baixe o lume para baixo e deixe por 3h, aproximadamente, mexendo frequentemente, mas com cuidado para que as metades não se partam.
Assim que se formem umas bolhas maiores e a sua cor esteja bem douradinha, tal como na foto, está pronto! Retire o pau de canela, a casca do limão e as 10 sementes de cardamomo (é importante que saiba quantas colocou para que depois as possa retirar todas).
Coloque o doce em frascos herméticos esterilizados, bem secos, tape com uma rodela de papel vegetal, pressione levemente para sair algum ar que possa ter, feche e volte-os para baixo para que crie vácuo. Deixe assim durante a noite até que arrefeça completamente.

Espero que gostem!