Palmiers de Chouriço




Hoje deixo-vos uma receita que não tem muita ciência, mas que por vezes por ser tão simples acabamos por nos esquecer!
Estes palmiers foram recheados com chouriço, mas na versão salgada podem ser de muitas outras coisas, tais como, tomate seco, ervas, azeitonas, etc... Ficam sempre saborosos, a sua forma é sempre apreciada por todos e ficam sempre bem em qualquer mesa, quer seja mais formal, ou com os amigos ou apenas para para uma ceia a dois, como foi o caso desta vez cá em casa.

Ingredientes para 15 palmiers pequenos:

1 placa de massa folhada
1 chouriço pequeno (+/- 100g)
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinho tinto
1 colher de café de mostarda
1 ovo

Modo de preparação:
Retire a tripa ao chouriço, pique-o na picadora e leve ao lume numa frigideira com o azeite. Deixe saltear, mexendo sempre. Adicione o vinho e a mostarda e deixe que o álcool evapore. Retire do lume, passe para uma taça e deixe arrefecer quase por completo.
Estenda a massa até obter a altura desejada, dando-lhe a forma de um rectângulo.
Espalhe bem a mistura do chouriço por cima, cobrindo bem toda a área. Enrole a massa (pelos lados mais curtos), primeiro um dos lados, só até metade e depois o outro lado.
Com um pouco de água nos dedos, passe na massa, onde ambos os lados se vão juntar, para que ajude a "colar". Corte fatias com 1cm de largura e coloque os pequenos palmiers num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele com o ovo batido e leve ao forno a 180º por 20 minutos aproximadamente.

Bom apetite!