Sopa de Peixe



Com a  visita dos tios do J, de França, tinha de lhes dar algo bem português para comer, mas as opções eram tantas que estava a ficar cada vez mais indecisa. No meio de tantas hipóteses para a sopa e para o prato de peixe, lembrei-me de fazer sopa de peixe e tinhamos 2 pratos num só! É algo que sei que lá não têm muito o hábito de comer e sabia que eles estavam ansiosos pelo bom peixe Portugês. Está decidido!

Ingredientes para 6 pessoas:

350g Tamboril
250g Cação
500g Lulas
12 Camarões
2 mãos cheias de massa cotovelinhos
1 cebola grande
3 dentes de alho
4 tomates bem maduros
1 cerveja mini
1 molho de coentros
1 limão
1 tira de pimento vermelho
2 folhas de louro
3 pés de salsa
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.

Modo de preparação:
Coza o peixe em água, sal, 1 folha de louro e a salsa. Quando o peixe estiver quase cozido, junte os camarões e deixe mais 2 minutos. Não deixe cozer demasiado, se for necessário vá retirando o peixe à medida que estiver cozido. Escorra, coe a água da cozedura e reserve ambos.
Num tacho leve ao lume o azeite, a cebola e os dentes de alho picados. Assim que a cebola começar a ficar translucida, adicione os tomates sem pele e em pedaços, bem como o pimento. Deixe refogar um pouco e quando o tomate estiver quase desfeito junte a cerveja. Assim que o álcool evaporar, junte a água da cozedura do peixe, deixe levantar fervura e retire do lume. Triture tudo com a varinha mágica. Acrescente mais água, se for necessário (depende da quantidade do caldo te obteve com a cozedura, mas deverá adicionar um total de 1,5l).
Parta o peixe em pedaços, não muito pequenos porque ao adicionar e mexer a sopa, ainda se vai desfazer mais. Corte as lulas em rodelas e descasque os camarões, deixando-os inteiros.
[Apesar de ser rápido pode fazer todo este processo no dia anterior, reservar e depois no próprio dia terminar, se quiser adiantar uma refeição]
Assim que a água ferver junte a massa, o sal e a pimenta. Quando a massa estiver quase cozida, adicione o peixe, os camarões, os coentros bem picados e regue com o sumo do limão. Deixe 2 minutos e depois retire do lume. Sirva de imediato.

Bom apetite!