Atum Milaneza



Lembro-me das minhas primeiras aventuras sozinha na cozinha...
Lembro-me da minha mãe dizer "O que é que andas a fazer?"...
Lembro-me de estar rodeada de livros de receitas que haviam lá por casa...
Lembro-me de fazer massa com atum!
Lembro-me que adorei!
Claro que com o passar do tempo, fui aperfeiçoando, e é mesmo assim que gosto da massa com atum...

Ingredientes para 4 pessoas:

500g de esparguete
2 bifes de atum fresco
2 cebolas
4 dentes de alho
4 tomates maduros
1 limão
1 dl de vinho branco
orégãos secos q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.
azeite q.b.
salsa q.b.

Modo de preparação:
Coza a massa em água a ferver e sal, seguindo o tempo indicado na embalagem.
Parta os bifes de atum em cubos e tempere-os com sal, pimenta e sumo de limão. Deixe a marinar enquanto prepara o molho.
Pique a cebola e os alhos grosseiramente e leve ao lume num tacho com o fundo coberto com azeite.
Quando alourar ligeiramente junte os tomates sem pele e triturados grosseiramente na picadora.
Deixe ferver uns 5 minutos, mexendo com frequência. Adicione o vinho e o atum, reduza o lume e deixe por 15 minutos. Tempere com sal, pimenta e os orégãos a gosto.
Sirva com a massa e polvilhe com salsa fresca picada.
Não necessita de fazer com esparguete preto, mas neste dia foi o que se fez cá em casa... E confesso que com atum, prefiro com esparguete normal..

Bom apetite!