Risotto de Cogumelos e Farinheira



Adoro risotto, adoro, adoro!
É daqueles pratos que depois de prontos, só precisam de um garfo e lugar livre no sofá. Existem várias combinações que me agradam particularmente, mas esta penso que seja a mais repetida cá em casa, no que toca a risotto.
Alguns amigos dizem-me que não gostam, outros detestam mesmo, mas acredito que muitos deles nunca comeram um verdadeiro risotto, cremoso, com óptimos sabores entranhados! É simples, económico, mas não tão rápido assim... Precisam de pelo menos de uns 25 minutos só para o arroz. Podem preparar os outros ingredientes enquanto fazem o arroz, mas se for a primeira vez que o fazem não aconselho..
Não se assustem! Não é nada complicado, só têm de perceber a técnica. E nada melhor que o fim-de-semana para experimentar, temos mais tempo e paciência. Aposto que vão gostar!
Vamos lá?

Ingredientes para 2 pessoas

1 chávena (com capacidade de 150ml) de arroz Arbóreo
1 farinheira
150g de cogumelos Portobello
1 cebola grande
1 dente de alho
caldo de legumes (1 litro, aproximadamente)
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.
queijo parmesão q.b.
1 haste de tomilho

Modo de preparação:
Coza a farinheira em água e sal. Assim que a água começar a ferver, desligue e deixe uns 10 minutos. Retire a farinheira e deixe arrefecer.
Corte os cogumelos em pedaços e coloque-os numa frigideira com um fio de azeite para saltear, tempere com sal e pimenta. Não deixe que fiquem muito pequenos, porque ainda vão cozinhar um pouco com o arroz.
Corte a cebola e pique-a finamente, juntamente com o alho. Deite para um tacho (médio, não muito largo) e adicione um bom fio de azeite. Deixe refogar lentamente. Assim que a cebola começar a alourar, adicione o arroz, envolva bem, tempere com sal e pimenta e deixe por uns 5 minutos, mexendo de vez em quando.
Junte uma concha de caldo (faça-o com legumes que tenha em casa, ou aproveite o caldo de quando está a fazer sopa, nunca utilize caldos já preparados), reduza o lume para médio-baixo e deixe que este se evapore, mexendo sempre. A partir de agora, o processo é sempre o mesmo, adicionar uma concha de caldo e mexer até que este evapore, operação que deverá demorar uns 20 minutos, no mínimo. O tempo e a quantidade de caldo podem variar consoante a qualidade do arroz.
O arroz deverá ficar cremoso e um pouco al dente, mas não demasiado!
A 2 minutos do fim, junte os cogumelos e a farinheira em pedaços (sem pele). Envolva bem e sirva de imediato polvilhado com queijo parmesão.
Decore com o tomilho.

Bom apetite!