Bolo-pão de limão



Este bolo não é um pão, nem este pão é um bolo. Chamei-lhe de bolo-pão porque a consistência é um pouco mais densa que um bolo e mais leve que um pão. Acho que já me entenderam.
O toque das sementes de papoila e da farinha integral e o facto de ser muito pouco doce, torna-o perfeito para o pequeno-almoço. E dura imenso tempo, se conseguirem resistir! Eu fiz num domingo à tarde e tive pão para o pequeno-almoço dos próximos dias, isto porque o J não come doces claro...
Experimentem simples, com manteiga e fiambre, ou ligeiramente torrado. Não sei qual delas prefiro...

Ingredientes

3 ovos
1 chávena de iogurte grego natural
1 chávena de leite
1 chávena de açúcar (+ 1 colher de sopa para a calda)
2 chávenas de farinha
1 chávena de farinha integral
1 colher de sopa de raspa de limão
4 colheres de sopa de sumo de limão (+ 4 colheres de sopa para a calda)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento
1 chávena de manteiga em cubos (aproximadamente 150g)
3 colheres de sopa de sementes de papoila

Modo de preparação:
Misture as farinhas, o açúcar, o fermento e o bicarbonato de sódio na taça da batedeira. Junte a manteiga, a raspa de limão e bata levemente até que se forme uma "areia".
Numa taça junte os ovos, o leite, o iogurte e o sumo de limão, envolva com um garfo e junte ao preparado que está na batedeira. Bata em velocidade média até que todos os ingredientes estejam interligados, aproximadamente 1 minuto. Adicione as sementes de papoila, envolva bem e deite numa forma de bolo inglês, forrada com papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 180º, por 45 minutos ou até que um palito saia seco.
Retire e deixe arrefecer um pouco sobre uma rede enquanto prepara a calda.
Numa taça misture o açúcar e o sumo de limão e leve ao microondas uns segundos até que esteja quente. Deite sobre o bolo-pão, deixe assim na forma por mais uns 30 minutos e depois desenforme.

Bom apetite!