Massa para Rissóis



Lembro-me de quando era pequena estar na cozinha com a minha avó, a preparar maravilhosos rissóis e croquetes para os passeios e piqueniques da família. Lembro-me de como eram mesmo bons!
Mas durante muito tempo nunca passei disso, da memória. Ou então comprava a uma senhora que os faz maravilhosamente bem e com recheios fantásticos.
Então um dia pensei "não dever ser assim tão difícil ou complicado". Lá fui eu para a cozinha e sinceramente, depois de fazer a massa pela primeira vez, que demorou uns 5 minutos sem exagerar, só os queria fritar para ver se tinham ficado realmente bons. Não entendo porque pensava que era complicado ou demorado. É super fácil!
Aproveitem para fazer um pouco mais de quantidade de algumas comidinhas que podem servir de recheio para os rissóis, como é o caso da bolonhesa (a minha receita está aqui). E podem fazer rissóis em maior quantidade, congelar e assim têm sempre algo para um dia em que não houve tempo para preparar nada para jantar, ou para umas entradas tradicionais.
Ah, e as crianças vão adorar ajudar na cozinha!

Ingredientes para cerca de 16 rissóis

1 + 1/2 chávena de farinha de trigo T55
1 chávena de água
1 pitada de sal
1 colher de sopa de manteiga
1 limão

Modo de preparação:
Num tacho leve ao lume a água com o sal, a manteiga e a casca do limão. Quando a manteiga derreter e a água ferver, retire a casca do limão e junte de uma só vez a farinha. Mexa sem parar até se formar uma bola e a massa se despegar do tacho, o que deverá demorar uns 15-20 segundos. Deixe arrefecer um pouco.
Passe para a bancada da cozinha e amasse um pouco até que esta fique bem lisa e elástica.
Estenda com um rolo da massa até obter uma massa fininha. Atenção que demasiado fina pode rebentar enquanto frita.
Com uma colher de sobremesa, coloque vários montinhos na massa, dobre e calque levemente para demarcar os rissóis. Corte com a ajuda de um copo ou molde próprio.
Passe os rissóis por ovo batido e depois por pão ralado. Eu prefiro fazer o pão ralado na picadora com pão que tenha em casa. Os rissóis ficam com um aspecto mais rústico mas mais crocantes e saborosos.
Guarde os que quiser num recipiente próprio para o congelador.
Os restantes frite em óleo bem quente até que fiquem douradinhos de ambos os lados. Se o óleo não estiver bem quente, pode fazer com que os rissóis abram.

Bom apetite!