quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Raviolis de Pato



Gosto muito de cozinhar, gosto muito de seguir técnicas antigas que dão um gosto especial aos meus pratos, gosto de saber como se faz desde a raiz... Mas às vezes também gosto de ser um bocadinho batoteira, não são muitas as vezes, mas de vez em quando também gosto de seguir atalhos.
E uma das vezes em que fiz batota foi quando me estavam a apetecer raviolis e não estava com a mínima disposição para fazer a massa, amassar, estender de forma bem fininha, etc, etc... Ainda por cima tinha no congelador pato já cozido e desfiado. Uns raviolis de pato, iam saber mesmo a pato!
Então lembrei-me que tinha a maravilhosa massa wonton no congelador. Realmente, só mesmo os chineses é que têm paciência para estas coisas, para fazer massa bem bem fininha, geometricamente cortada em quadrados, empilhados de forma perfeita!
Esta massa encontra-se facilmente em boas superfícies comerciais ou em supermercados chineses. É óptima!

Ingredientes para 25 Raviolis

1 pacote de massa wonton (normalmente tem 50 folhas)
1 chávena bem cheia de pato desfiado
1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura
6 pés de salsa
1 colher de sopa de mostarda L'Ancienne
1 limão
100ml de vinho branco
100ml de caldo de carne
1 cerveja mini
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.

Modo de preparação:
Faça um refogado leve com a cebola picada, os dentes de alho laminados e a cenoura ralada. Adicione o pato, junte o vinho branco, tape e deixe em lume médio por uns 10 minutos. Tempere com sal e pimenta, polvilhe com a salsa picada e triture este preparado na picadora. Deixe arrefecer quase por completo (não deve colocar a mistura quente por cima da massa, porque vai partir facilmente).
Disponha a massa na bancada e coloque uma colher de chá sobre metade dos quadrados. Humedeça levemente com água o rebordo de cada quadrado e feche com os outros quadrados, calcando bem a toda a volta.
Coloque uma panela com bastante água a aquecer.
Prepare o molho: Numa frigideira leve um fio de azeite a aquecer, junte a mostarda, o sumo do limão, mexa, adicione o caldo de carne (usei o caldo de cozer o pato, que também tinha congelado uma parte) e a cerveja. Deixe o álcool evaporar e tempere com sal e pimenta a gosto.
Quando a água ferver, junte os raviolis, poucos de cada vez. Diz a regra que quando flutuam estão prontos, processo que deverá demorar uns 3 minutos.
Sirva os raviolis com o molho e regue com um fio de azeite.

Experimente trocar o sumo de limão por o de uma laranja e fica com uns deliciosos raviolis de pato com laranja.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário