quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Risotto de Açafrão e Salsa


Tanto pedi sol, que, a quem quer que seja que me tenha ouvido, eu agradeço! Tivemos por aqui dois dias de sol, maravilhosos! Passear ao ar livre e esplanada eram palavras não ouvidas há já muito tempo. E a alegria e energia que se instalaram aqui por casa foram contagiantes. Tão contagiantes que a refeição foi inspirada no sol.
Mais uma versão de risotto... E esta combinação é uma das nossas favoritas. Aqui por casa, pelo menos uma vez por mês temos de cozinhar risotto, simplesmente porque adoramos! E este, bem salgadinho e cremoso, com aquela cor amarela vibrante e os salpicos verdes da salsa, estava absolutamente maravilhoso!
Mas.. como o J não se contenta só com risotto, este foi acompanhado de uma carne grelhada, bem suculenta.

Ingredientes para 2 pessoas

1 chávena de arroz carnaroli
1 cebola
1 dente de alho
1/2 chávena de queijo parmesão
1/2 molho de salsa
caldo de carne q.b.
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de açafrão moído
1 colher de sopa de manteiga
sal q.b.
pimenta q.b.

Modo de preparação:
Numa frigideira larga, coloque o azeite, com a cebola e o alho finamente picados. Assim que a cebola comece a ficar translucida, junte o arroz. Mexa, envolvendo bem todos os ingredientes, adicione o açafrão  e quando o arroz começar a ficar seco, junte uma concha de caldo de carne bem quente.
É mais fácil se não mexer o arroz, mas apenas abanar a frigideira. Assim que o caldo tiver sido quase absorvido, junte mais caldo e repita este processo até que o arroz tenha a consistência desejada, ou seja, cremoso mas al dente.
Adicione o queijo, a salsa picada, a manteiga e tempere com sal e pimenta a gosto (atenção ao sal do queijo). Envolva delicadamente e sirva de imediato.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário