Bolo de tangerina... Love in a Cake


O dia dos namorados não é de todo um dos dias festivos que temos hábito de comemorar, mas estava eu no domingo a fazer um bolo como tenho sempre hábito de fazer, pois serve para pequenos-almoços e lanches e e repente lembrei-me de fazer uma decoração adequada e partilhar nas redes sociais para quem precisasse de uma ideia de ultima hora. Com os muitos pedidos de partilha da receita, aqui está ela.

É um bolo super simples e sem glúten, mesmo que não tenham nenhuma restrição neste sentido, experimentem porque é mesmo delicioso, sacia bastante devido à quantidade de amêndoa, serve tanto para pequeno almoço, lanche, aquela fome a meio da manhã ou da tarde ou até mesmo como um sobremesa com um topping como na foto. Melhor ainda é que se pode fazer no liquidificador/ processador de alimentos, por isso só se suja uma coisa.

Para a farinha de amêndoa, usem as amêndoas inteiras no processador até que fiquem com a textura de farinha e é a mesma coisa que a de compra, aliás é assim que faço sempre cá em casa.


Ingredientes:

250g de tangerinas com a casca

5 ovos

175g de açúcar mascavado claro ou de coco

50g farinha de amêndoa

1 c.chá de fermento

1 c.chá de bicarbonato de sódio


Modo de preparação:

No processador colocar 250g de tangerinas com a casca (retirar previamente os caroços), 5 ovos, 175g de açúcar mascavado claro ou de coco e triturar muito bem. Juntar 250g farinha de amêndoa, 1 c.chá de fermento e 1 c.chá de bicarbonato de sódio. A massa pode parecer mais liquida mas é assim mesmo. Colocar numa forma ou de silicone ou metal de preferência não muito alta (se for de metal untar com óleo de coco e polvilhar com farinha de amêndoa).

Levar ao forno já pré aquecido  a 180º por cerca de 40 minutos, mas fazer o teste com um palito de madeira para perceber se está cozido. Desenformar e deixar arrefecer numa rede.


Deixo-vos também as fotos que mostram os cortes necessários para ober a forma de coração como na foto. A cobertura que usei é da Leitaria da Quinta do Paço.


Quem vai experimentar?