Aprender a ser feliz: como ajudar as crianças?

Todas as crianças, umas mais que outras, umas mais cedo outras mais tarde, umas falam sobre isso outras não,... Sentem alegrias, tristezas, frustrações ou até dúvidas em relação aos sentimentos.

Quantos de nós já não tivemos a resposta à pergunta "o que é que tens, o que se passa?" como "já disse que não tenho nada" mesmo sabendo que não é verdade, pois conhecemos os filhos melhor que ninguém?

Num momento em que nós nos desdobrávamos em alternativas, macacadas, brincadeiras e muitas conversas para entender e ajudar o Manuel com as suas dúvidas e atitudes do seu dia-a-dia.. Até no primeiro confinamento este pequeno caderninho amarelo foi como ouro, pois quando se chega ao fim de um dia intenso de trabalho, com as crianças aqui por casa também a perceberem o que tinham de fazer, a aprender como manter a sua rotina dentro de quatro paredes e mesmo assim todos os dias tinham coisas boas? Pois tinham...

Mas mesmo na rotina "normal" mantivemos este incentivo pois sentimos como parte importante.

O Happy Self Journal com três perguntas diárias faz mesmo pequenos milagres. Ajuda as crianças (e até alguns pais) a tirarem partido das pequenas coisas da vida. Mesmo quando o dia foi só mais um dia de escola, eles têm sempre de indicar as melhores coisas do dia. Isso é valioso pois estamos numa era em que só grandes feitos como presentes, viagens, restaurantes, roupas, etc é que importam. O resto, é só o resto. E está tão errado...

O Manuel começou por preencher com ajuda mas depois passou a fazer sozinho. Umas vezes quer falar sobre isso, outras não. E para nós, tal como acredito que o seja para a grande maioria dos pais, ao ler o que foi escrito conseguem desvendar muitas coisas, descobrir soluções e ajudar a criança.

Tenho recomendado este diário a muitos amigos pois acredito que ajuda mesmo em variadíssimas situações. E se lerem muitos dos relatos que existem, vão certamente ficar curiosos e comprar tal como eu fiz. Por cá vamos repetir a compra pois ele só dura 3 meses, se for preenchido assiduamente.

Qualquer dia o António também terá o seu 😊.



Sejam felizes!