O BOLO DE CHOCOLATE mais fofo e simples de sempre.




Tenho por hábito fazer um bolo mais seco e saudável para que os filhotes comam durante a semana aos lanches, ao pequeno almoço, ou mesmo para aquele aconchego antes de ir para a cama e acompanhar com o leite que tanto gostam, pois eles fazem passagem obrigatória pela cozinha antes de irem dormir. E não costumam querer de chocolate mas ontem o Manuel pediu, até estranhei...

Este é aquele bolo de chocolate, super fofo, super leve, super fácil.

Ótimo para ser apenas um bolo simples, perfeito para rechear com algum creme, compota ou mesmo frutas laminadas e também suporta muito bem coberturas.

Eu não sou adepta de bolos de chocolate, muito menos destes sem creme, mas confesso que cada vez gosto mais deste pois apesar de ser "seco", não o é, entendem?

Não uso manteigas, apenas azeite e o truque que lhe confere esta textura e resistência deliciosas é a água a ferver.



Vamos fazer?

Numa taça peneirar 2 chávenas de farinha de trigo (nesta receita uso tipo 55 pois fica ainda mais leve), 1 chávena de açúcar amarelo e 2 chávenas de chocolate em pó. Juntar 3 ovos e 1 chávena de azeite, misturar até que fique tudo bem envolvido. Por fim, adicionar 1 chávena de água a ferver e envolver bem até obter um creme. O fermento só deve ser adicionado no final (1 c.chá, ou metade de fermento e metade de bicarbonato sódio).

Levar ao forno que já deve estar pré aquecido a 200º, mas quando colocar a forma no forno, baixar para 180º e deixar por 35m. Desligar o forno e deixar mais 10m com a porta fechada, mas de qualquer forma testar com um palito. Retirar e desenformar sobre uma rede para arrefecer. Se for para rechear ou colocar cobertura deve mesmo arrefecer por completo.
Fica lindo só polvilhado com cacau um pó.








Espero que gostem!