Os chás do mês de maio

Em resumo, estes foram os chás que destaquei semanalmente durante o mês de maio:


Noites tranquilas

Todos merecem, todos precisam, todos querem noites tranquilas. Há os que não precisam de nada para as ter e os que precisam e as razões são muitas.

Stress profissional, problemas pessoais, doenças, preocupações, ansiedade, sonhos, enfim existem mil e uma razões, alguma teorias mas muitas verdades em torno do sono.

Uma delas é que um bom chá antes de ir dormir ajuda de facto a acalmar e melhorar o tempo e a qualidade do sono.

O chá Noites Tranquilas da Karavela Tea entrou para o meu top de preferidos para tomar à noite, talvez porque duas das ervas que constituem esta infusão são as minhas preferidas - erva-principe e lúcia-lima - e o aroma das mesmas é o que predomina quando tomamos este chá.

Contém: erva principe, lúcia-lima, camomila, cidreira e perpétua rosa

Principais benefícios: analgésico, anti-depressivo, anti-bacteriano, alivia problemas digestivos e do sistema nervoso, auxilia tratamentos intestinais, combate cólicas e dores menstruais, bem como o stress e ansiedade, alivia dores de cabeça. Em resumo, ajuda a relaxar...

Sabiam que a erva-principe alivia dores musculares e infeções na pele quando utilizada em compressas diretamente na zona afetada? E serve até de repelente de insetos sendo ótima para ter no jardim ou varanda...

Só depois de ir ao site da marca buscar o link para colocar no blog é que vi que a foto tirei é super parecida com a que eles têm, só prova de que a marca não altera o conteúdo do chá para ficar mais bonito ou mostrar mais quantidade de ingredientes...

Para comprar: aqui

Uma boa noite de sono para todos.



Forever young


Nunca se falou tanto em anti-oxidantes, mas o que é afinal um antioxidante?

É uma molécula que atua contra a ação dos radicais livres impedindo assim oxidação das células. 

Os alimentos antioxidantes protegem as nossas células para que não se danifiquem, prevenindo assim o envelhecimento precoce. São essenciais à nossa saúde pois promovem efeitos anti-inflamatórios.

É por isto que o chá desta semana tem por nome traduzido Eternamente Jovem, pois contém ingredientes com elevado poder antioxidante, todos eles biológicos:

Contém: Hibisco, goji, hortelã, framboeseiro, folhas de oliveira, alcaçuz, cavalinha, sementes de funcho e hipericão do gerês.

Dos chás da Paisagindo Bio, este é um dos meus preferidos pois não contém stevia, porque eu não gosto de chás doces.



Limonada silvestre

É impossível não abrir uma lata deste chá e não ficar absolutamente rendido a este aroma que se espalha pela casa.

Foi exatamente a mesma sensação que tive quando abri a primeira embalagem que comprei da Glory Tea.

Esta infusão, fresca tal como os dias já começam a exigir contém imensas frutas, sem açúcar ou adoçante, perfeita para fazer atempadamente e beber bem fresca quer à refeição quer durante o dia.

Contém: pedaços de maçã, erva-príncipe, limonete, cascas de limão, hortelã-pimenta, pedaços de raiz de beterraba, groselhas negras, pedaços de morango, pétalas de rosa e pétalas de centáurea-azul.

Com todos estes ingredientes, a lista de benefícios é naturalmente extensa, por isso como principais destaco os seguintes: anti-oxidante, anti-bacteriano, alivia dores de cabeça, promove a boa digestão e a erva principe é um prebiótico que ajuda as boas bactérias no cólon.

Têm de provar, por favor!

Para comprar, aqui: Chás e Infusões Archives - A loja do Zeca



Lucia-Lima

Nem todos os produtos biológicos são biodinâmicos, mas todos os produtos biodinâmicos são biológicos: algo que aprendi com esta marca de ervas aromáticas.

Este projeto familiar que nasceu em Évora, baseia-se na produção de ervas aromáticas que se vendem em forma de infusões ou condimentos.

O mais interessante é que todos os produtos da marca contêm o selo Demeter com requisitos elevadíssimos, os mais altos para produtos biológicos, que conjuga o conceito de agricultura biológica com o antigo método de plantação lunar e remédio naturais.

Ao abrir a minha primeira lata de chá da Aromáticas d'Palma fiquei verdadeiramente impressionada com o cuidado com que as folhas vinham embaladas. Optei pela Lúcia-Lima, e para quem conhece sabe que estas folhas secas se partem muito, mas vinham todas inteiras, lindas, enormes e bem bem aromáticas.

O aroma destas folhas transporta-me sempre para o Alentejo, onde os meus bisavós tinham uma árvore deste chá e que emanava uma aroma por todo o espaço. As folhas colavam um pouco nas mãos ao apanhar e recolhíamos ao longo do verão para ter este chá todo o inverno.

Benefícios do consumo deste chá: anti-inflamatório, melhora a digestão, combate cólicas (intestinais, renais e menstruais), relaxa o sistema nervoso e combate até as enxaquecas.

E vocês, já conheciam a agricultura biodinâmica?