Cozinha Mais Bonita | A Formidável Le Creuset


Cozinha

Para a cozinha ficar mais bonita, saudável e elegante só faltava a LE CREUSET.

Se vos disser há quanto tempo andava a namorar estas belas artes para a cozinha vão de certeza acreditar porque o tempo que a maioria das pessoas demora até ganhar coragem para investir em Le Creuset deve ser o mesmo que eu demorei...

Já cozinho em panelas de ferro há muito tempo, aliás até já vos disse que o pão feito cá em casa é sempre em panela de ferro, mas com a Le Creuset a qualidade, a cor, o toque e até o facto de levar até à mesa, contrariando todas as regras de etiqueta, faz toda a diferença.

Depois da decisão tomada surgem então uma série de dúvidas ao entrar no paraíso que é uma loja Le Creuset.

Não ia comprar e nem aconselho investir de uma só vez num conjunto completo porque é preciso primeiro perceber que cozinhar neste material é diferente, há que testar e ver se nos habituamos. É preciso perceber que o ferro mantém a comida muito quente por muito mais tempo e não é por acaso que algumas pessoas dizem que o arroz não fica bom... Fica, tem é de se desligar muito antes, pois o calor do ferro continua a cozinhar a comida, mais do que um tacho normal de inox... também é preciso perceber que quando é necessário usar em lume médio, na Le creuset significa usar o lume baixo.. estes são só dois exemplos de erros comuns.

Primeiro dilema: qual o formato. Caçarolas, cocottes, tachos, grandes, pequenos, altos e baixos.... Por onde é que eu iria começar? O que poderia escolher de modo a que fosse o mais versátil possível? Uma cocotte de 22cm segundo me aconselhou a senhora super simpática e bem entendida, é ideal para fazer um pão com 500g de farinha, arroz até 5 pessoas, cozer uns legumes.. Mas se eu quisesse fazer uma bolonhesa ou um arroz de peixe ou outra comida que fica melhor em recipientes mais largos? Então de repente olhei para a caçarola baixa de 30cm e percebi logo que tinha de ser essa. De forma plana, com paredes baixas dá para quase tudo, pão, arroz, massa, estufados, salteados, dourar a carne e levar depois a assar ao forno, pouca ou mais quantidade, até é o ideal para quem faz fritos em casa (batatas, salgados, sonhos...)

Segundo dilema: a cor. Ai aquelas cores todas tão giras! Ia com a ideia pré concebida de comprar branco ou creme, mas quando vi este azul, sendo a minha cozinha toda em branco e cores naturais de madeira, não me arrependi da escolha do Azul Caribe.

Terceiro dilema: já estou a pensar na próxima aquisição... :)

O esmalte que protege o ferro é resistente, mas não convém usar utensílios de metal, uma colher de madeira ou silicone resulta igual e não estraga. Para lavar, principalmente nos primeiros dias, é provável que notem alguns resíduos mais agarrados ao fundo pois ainda se vão habituar à temperatura utilizada, mas sai tudo bem sem utilizar produtos abrasivos. Conforme a marca explica:
"Aguarde que o produto arrefeça antes de o começar a limpar. Remova todos os restos de alimentos da base e das paredes do produto. Se houver restos de alimentos ressequidos, encha o produto com água morna e detergente e deixe-o de molho durante 15 a 20 minutos, antes de o lavar como habitualmente.
Não use agentes de limpeza abrasivos ou esfregões ou escovas metálicos, ásperos e abrasivos ou muito rígidos em nenhuma das superfícies."

A forma da tampa permite que seja criada condensação no interior, deixando a comida mais saborosa e macia e independentemente da escolha, todas as de ferro fundido são aptas para todo as várias fontes de calor, podem ser lavadas na maquina de loiça, guardar comida no congelador. E ainda? Garantia vitalícia.

Lá fui para a cozinha e a primeira experiência com a minha Le Creuset foi um bacalhau à brás e comeram 6 pessoas, a repetir e ainda sobrou imenso... Feito como manda a minha mãe, com batatas olho de perdiz cortadas em finos palitos (que ela levaria a fritar mas eu coloco num tabuleiro forrado com papel vegetal, envolvidos num pouco de azeite e sal e não amontoadas entre si. Assim ficam crocantes e mais saudáveis). Ficou cremoso, delicioso. Ficou diferente, para melhor. Também já fiz só o arroz para uma refeição só para nós os quatro e fica perfeito pois gosto de fazer o arroz mais à vontade.



Cozinha


Cozinha


Cozinha


Tou fã!
Quem também já se rendeu?