O |Pão| Proteico Que Foi Uma Surpresa

pão

Lembram-se quando vos trouxe a receita do iogurte grego feito em casa? E lembram-se que vos disse que o líquido que é coado é o soro do leite, a famosa proteína whey que podem usar para variadíssimas receitas, entre elas os pães?
Pronto, aqui está a receita do pão feito com esta proteína em substituição da água e que por isso fica com uma massa super macia, saborosa e que sacia mais do que qualquer outro.

É bem simples, querem ver?

Numa taça colocar os ingredientes indicados em baixo pela seguinte ordem:
400g farinha T65
25g açúcar
5 c. sopa azeite
150g massa mãe
1 ovo
225g soro de leite

Amassar por cerca de 15minutos, neste em questão usei a batedeira com a pá de amassar. Devido à humidade da farinha e tamanho do ovo pode ser necessário usar mais farinha para que a massa se descole da taça ao fins de uns minutos e por isso têm de se manter atentos e adicionar em pequenas porções.

Depois, tapar com um pano e levedar durante a noite em local sem correntes de ar ou zonas friras. De manhã ligar o forno a 250º e se tiverem coloquem um tacho ou recipiente de ferro a aquecer também no forno para depois cozerem nele o pão, fica bem melhor. Depois passar a massa para esse recipiente, tapar se for possível com uma tampa do mesmo material e deixar cozer por 25 minutos. Após esse tempo, retirar a tampa e deixar mais 10 minutos para deixar a crosta mais crocante.
Retirar e colocar sobre uma grelha ou rede para arrefecer e nao amolecer a base do pão.

pão

É tãããããoooooo booooommm este pão!!!! Quem vai fazer? Vem aí um feriado, um fim de semana prolongado....
pão