Com a visita surpresa dos papás, irmãs e cunhado, e com a mesa cheia, claro que sobrou comida...
E ainda por cima cozido à portuguesa...
E ainda por cima adoro as empadas de cozido do JA...
E?? O que me impedia?? Nada!! Empadas para o jantar...
Ingredientes para 1 tarteira de 25 cm de diâmetro:
500g de farinha
50g de banha ou manteiga
5 colheres de sopa de azeite
2 ovos
água morna q.b.
1/2 colher de chá de sal
restos de cozido (frango, carne de vaca, entrecosto, chouriço, farinheira, cenoura, couves...)
1 chávena de caldo da cozedura o cozido
Para a massa aqueça o azeite com a banha, sem ferver. Numa taça coloque a farinha e o sal, faça uma cova no meio, deite o azeite com a banha e mexa bem com uma colher de pau. Junte os dois ovos e mexa até estar tudo bem ligado. Adicione algumas colheres de sopa de água para que a massa fique mais fácil de moldar mas sem ficar demasiado mole (a quantidade de água varia consoante o tamanho dos ovos e da qualidade da farinha). Pode passar para a bancada de cozinha para que seja mais fácil amassar. Forme uma bola, e deixe repousar dentro da tigela tapada com um pano, por 1 hora aproximadamente.
Entretanto prepare as carnes e legumes do cozido, desfaça-as bem miudinhas e leve ao lume numa frigideira com um fio de azeite. Deite o caldo do cozido e deixe aquecer bem. Se não tiver caldo do cozido adicione mais azeite e junte vinho branco.
Estenda a massa com o rolo da massa até ter a altura de uma moeda de 1 euro, forre o fundo de uma tarteira (untada com azeite), forrando também os lados. Coloque o recheio dentro e tape com uma rodela de massa. Aperte bem as extremidades para que fique bem selado. Pode enfeitar a tarde com restos de massa, se quiser.
Leve ao forno a 180º por 30 minutos ou até que a massa esteja cozida e ligeiramente dourada.
Sirva com uma salada.
Bom apetite!