Alguns sei que não resistiram e abriram antes. Para esses curiosos:
vocês são piores que os meus filhos que se querem levantar de noite para abrir os presentes que já estão na árvore, mas eles são crianças...pequenas... Mas ok, é natal e todos temos uma criança dentro de nós... :)
Esta foi a escolha deste ano para as lembranças. São super práticas, úteis, sustentáveis, fáceis de fazer e todos aqui em casa participaram na elaboração. Um momento para todos, em que relembramos o valor que tem dar um presente, a dedicação, o gosto, o amor e a ternura. Não foi uma prenda comprada a correr e sem significado, foi preparada para cada um, individualmente, com carinho, com propósito.
Para a família, e porque este ano estivemos separados a cumprir medidas, esta lembrança simbolizou também as imensas horas que passamos juntos na cozinha uns dos outros, a encher a mesa com tantas e tantas coisas e a repetir vezes sem conta "não tínhamos combinado fazer menos doces este ano?". Desfrutem como se a estivéssemos a saborear todos juntos, com a casa cheia das nossas gentes, com as crianças, os cães, o barulho, as gargalhadas...
Esta lembrança pode servir para variadíssimas ocasiões e complementar com ainda mais variadas decorações. Confesso que não sou nada de aderir às cores tradicionais do natal, mas este ano, a tradição lembrou-nos o valor de muitas coisas..
Para cada frasco - com capacidade para 0,5l:
100g farinha
50g açúcar mascavado ou de coco
50g de farinha de amêndoa
100g flocos de aveia finos
1c.há de mistura de especiarias (canela, gengibre, noz moscada e cravinho)
Colocar tudo em camadas direitinhas (eu coloquei as especiarias à parte num saquinho de papel vegetal), fechar e decorar. Aproveitem o que já tiverem em casa, há sempre materiais por aí perdidos à espera que lhe dêem uso. Juntei uma pequena etiqueta com o modo de preparação que explico aqui em baixo.
Os felizardos que recebem uma lembrança destas só terão de:
[Ter em casa]
500g fruta a gosto em pedaços (maçã, pêra, ananás, frutos vermelhos...)
100g manteiga (uso sem sal) ou óleo de coco - qualquer um deles à temperatura ambiente
sumo de limão
[Concluir a receita]
Colocar a fruta num recipiente pequeno e com alguma profundidade, próprio para o forno, deitar umas gotas de sumo de limão e espalhar as especiarias por cima.
Envolver o conteúdo do frasco com a manteiga/óleo de coco até formar uma espécie de areia mais grossa um pouco húmida e colocar por cima da fruta calcando ligeiramente.
Levar ao forno pré aquecido a 160º por 45-60m, até que fique bem douradinho.
Servir frio ou morno e para os mais gulosos acompanhar com uma bola de gelado.