Esta coroa já é mais conhecida aqui em casa, na família, amigos, vizinhos e arredores do qualquer outra coisa. É presença assídua na mesa em qualquer ocasião, razão pela qual está aqui hoje, pois como amanhã é dia de reis, há que aproveitar nem que seja só para fazer jus ao nome e embelezar a mesa... serve como entrada ou até mesmo como uma refeição junto com uma salada e sopa.
O recheio pode ser alterado para os mais variados gostos, mas os preferidos aqui em casa são o de legumes com cogumelos e o de grelos com enchidos. Esta tem um pouco das 2 versões.
Tenho obviamente de dar o mérito à revista Continente Magazine pois foi quem me apresentou esta receita há já muito tempo.... a versão original é igualmente boa, mas ao longo do tempo fui fazendo algumas adaptações ao nosso gosto.
Ingredientes:
1 embalagem de massa folhada rectangular
2 chávenas de legumes (neste caso usei grelos congelados já prontos a cozinhar, mas podem usar couve, alho francês e cenoura ralada que também fica muito bom)
1 chávena de cogumelos frescos laminados
meia alheira sem pele e em pedaços
2 colheres de sopa de bacon cortado em pedaços pequenos
2 colheres de sopa de queijo da ilha ralado (opcional, mas não dispenso)
Pimenta a gosto
(Sal não uso pois o queijo já é salgado)
Modo de preparação:
O que poderá parecer mais difícil, é bastante fácil... cortar a massa em triângulos e dispo-los em forma circular, mas explico em baixo nas imagens.
Quanto a resto, basta juntar tudo à exceção do queijo e a pimenta e saltear com um pouco de azeite, em lume médio-alto, até cozinhar tudo conforme gosto pessoal.
Distribuir o recheio no círculo formado pela massa, fechar os triângulos, pincelar com ovo batido e um pouco de leite e levar ao forno já pré aquecido a 180º até que a massa fique bem douradinha (aproveitem a folha que envolve a massa para forrar o tabuleiro).
Parece complicado e demorado, mas só parece mesmo... é fácil e rápido. E delicioso!Bom apetite aos Reis e Rainhas!