Como faço os meus dias de detox e sem passar fome? Com 4 sumos, 4 sopas e 3 dias


Nunca se falou tanto de alimentação saudável, alimentos biológicos, sumos detox, origem nacional, frutos secos afinal contam e tantos outros temas associados a um estilo de vida saudável como agora e é tão bom ver isso a acontecer. Na minha família temos esses hábitos enraizados desde há muito, muito, muito tempo. A minha mãe e a minha avó tiveram doenças graves há 40 e 30 anos, respetivamente, com esperanças de tratamento muito limitadas, praticamente nulas e o acompanhamento que tiveram por parte do naturista Jorge Indiveri Colucci foi crucial, foi mesmo a única solução. Não gosto de me apoiar em crenças, mas esta não a largo: Somos o que comemos!

Foram também estas 2 grandes mulheres que me transmitiram este ritual de uma vez por mês fazer um processo de vários dias seguidos em que só consumimos sumos de frutas e vegetais para desentoxicar o organismo, reduzir a retenção de líquidos, eliminar toxinas e gorduras em excesso bem como repor os níveis de vitaminas e fibras que no dia a dia não conseguimos ingerir.

Não adoto este processo por qualquer tipo de doença ou restrição alimentar, gosto de me sentir bem e manter um estilo de vida saudável que também transmito a todos cá em casa, e diga-se com sucesso... Além disso, com as 2 gravidezes isto foi sem dúvida uma grande ajuda no processo de recuperação principalmente no aporte vitamínico em momentos de redução calórica.

Nos meses de frio faço também em modo sopas nas refeições de almoço e jantar pois dá-me uma maior sensação de conforto. Existem as mais variadas versões e opiniões sobre este tema, mas o plano que sigo há muitos anos nunca falhou.

As minhas regras são simples:

Regra 1 - NÃO POSSO SENTIR FOME porque se assim for, quando a fome aparece nada me pára e vou direta ao que não devo comer. Assim nunca mais de 2h-2h30m sem comer;

Regra 2 - Tomo SÓ LÍQUIDOS nas principais refeições, em modo sumos ou sopas feitos só com frutas e/ou vegetais. A quantidade a ingerir em cada refeição é ilimitada, até eu não sentir fome;

Regra 3 - VARIAR os sumos e sopas, existem centenas de combinações para os vossos gostos, não caiam na monotonia pois vão boicotar o processo;

Regra 4 - ENTRE AS REFEIÇÕES consumo sumos ou se me apetecer algo mais sólido opto por uma peça de fruta com um pouco de sementes ou frutos secos, ou então palitos de cenoura com húmus ou guacamole. Não sou adepta de outros vegetais crus mas são igualmente válidos;

Regra 5 - ANTES DE DORMIR, se sentir fome bebo mais sumo ou como fruta;

Regra 6 - BEBO MUITO chá/água ao longo do dia - mas nunca mais de 1,5l pois já tomo muitos líquidos com os sumos e sopas.

Regra 7 - Nos DIAS QUE SUCEDEM este processo introduzo lentamente os restantes alimentos, com carnes brancas, peixe, e poucos cereais de cada vez, não começo logo com feijoada...

O último processo que fiz foi a semana passada e perdi 3 kg em 3 dias, com uma caminhada de 30m em cada um dos dias (nestes dias não convém fazer exercício muito intenso). Por vezes faço só um dia de sumos a cada semana ou de 2 em 2 semanas... depende como me sinto e da logística da minha semana. Mas faço com bastante regularidade, isso é certo! Idealmente começo este plano à 2ªf pois permite que prepare as sopas ao fim de semana e assim fico com mais tempo livre durante a semana. O objetivo não é comer "mal" o resto dos dias, para depois compensar nestes dias detox, pois se não existir um estilo de vida saudável associado nao há milagres...


Deixo-vos 4 das minhas receitas preferidas sopas e sumos, mas existem muitas mais, a imaginação é o limite. 

Sopa de tomate: 100g batata doce (pode ser substituída por curgete) + 75g cenoura + 100g cebola +  1 d.alho + 800g tomate maduro + 1c.café açúcar castanho ou de coco para cortar acidez do tomate + 4 folhas manjericão + 1.café sal + 2 c.sopa azeite + água q.b. Preparação em baixo.

Creme de abóbora: 700g abóbora + 100g batata doce + 200g cebola + 2 d.alho + 6 folhas de hortelã + 1.chá sal + 2.c.sopa azeite. Preparação em baixo.

Caldo de coentros: 500g curgete sem casca + 200g cebola + 2 d.alho + 1c.chá sal + 2 c.sopa azeite + 50g coentros picados + água q.b. Preparação em baixo.

Aveludado de lentilhas: 300g lentilhas vermelhas + 100g cebola + 200g cenoura + 100g alho francês + 2 d.alho + 1 folha louro. Colocar todos os ingredientes a cozer com a quantidade de água necessária só até cobrir tudo e deixar cozer aproximadamente 30m em lume alto. Retirar a folha de louro, temperar com 2 c.sopa azeite, 1.c.chá sal e triturar.

Preparação para as primeiras sopas indicadas acima: Assar os legumes no forno por aproximadamente 30 minutos e depois triturá-los junto com os temperos e a quantidade de água necessária para a consistência que queremos ou cozer de modo simples com água, adicionar depois os temperos (sal, azeite, ervas aromáticas) e por fim triturar. 


Sumo de laranja, beterraba e cenoura: 1 laranja, 1/2 beterrada cozida + 1 cenoura + 1 c.café canela

Sumo de maçã e mirtilos: 2 maçãs + 75g mirtilos

Sumo de pêra e tangerina: 2 pêras + 2 tangerinas grandes

Sumo de ananás, manga e hortelã: 2 rodelas de ananás + 1/2 manga + folhas de hortelã a gosto

Preparação de cada um dos sumos: Descascar tudo (maçã e pêra não descasco) e triturar num processador de alimentos, liquidificador ou máquina de sumos. Adicionar um pouco de água, só a quantidade necessária para atingir a consistência desejada. Estas quantidades são aproximadas para cerca de 2 copos grandes de sumo. Eu tomo 1 copo no momento, e no outro coloco umas gotas de sumo de limão, tapo e guardo no frigorífico para mais tarde, nesse dia.


Estou sempre a testar novas receitas pois como podem imaginar já conheço muitas, gosto de variar e conhecer novas combinações, dando sempre prioridade aos produtos da época pois têm mais nutrientes e também à sua origem. 

Antes de tudo garantam que podem fazer planos semelhantes e aconselhem-se com os vossos médicos e especialistas para saber se existe algum impedimento no vosso caso. Do meu lado, tudo controlado e aconselho o Dr. Pedro Queiroz e toda a sua equipa 5* na clínica Nutrição do Porto ou de Lisboa com consultas também online [nutricionista.com].


Não é um sacrifício, é um estilo de vida!