Grego ou troiano: Como fazer o iogurte mais denso, cremoso e saboroso em casa

Iogurte grego natural cá em casa voa como chocolate.

Ninguém ligava, só o pai e depois os filhotes que gostam pouco de comer e provar coisas novas (brincadeirinha) começaram a querer provar como ele fazia, pois juntava framboesas, morangos, ou cereais e sementes e agora só se ouve "quero o iogurte do papá".

Somos todos fãs e cá em casa só se compram em embalagens de 1kg..
Mas quando acaba ou quando me lembro faço eu, com apenas 2 ingredientes, coloco na bimby, mas com iogurteira é a mesma coisa, fica a fermentar durante a noite e de manhã temos iogurte pronto a colocar no frigorífico.

Como é que faço para ficar bem denso e cremoso como um verdadeiro iogurte grego? É simples, coloco a coar num pano de algodão que não pode ser com as fibras muito largas senão fica menos cremoso.
Depois de coar passo para frascos ou tigelas de vidro com tampa e vamos usando conforme queremos.
O líquido que é coado, é o soro do leite, a famosa proteína whey  que podem usar para variadíssimas receitas, desde bolos, pães, batidos, sopas, etc...

A proporção que uso é de 1l de leite para 125g de iogurte.

Como cá em casa só consumimos leite Vigor, o iogurte fica com um sabor e textura ainda mais natural e o iogurte que uso varia entre o grego natural ou natural biológico, ambos do Continente. Também podem usar naturalmente iogurte que tenham feito e nunca se quebra o ciclo.
Esta é a receita que uso, sem adicionar leite em pó, natas ou qualquer outro truque para ficar cremoso. O truque é mesmo coar...


Fácil não é? E com o dobro da utilidade..